A arte da sedução se aprende e aperfeiçoa durante a vida
Casanova era filho de uma atriz e de um possível nobre, naquela época teve contato com diversos artistas, jogadores, andarilhos e malandros, pôde aprender muito da arte de dissimular e argumentar. Isso o tornou um mestre na capacidade de ocultar suas intenções, deixando as mulheres que ele queriaseduzir intrigadas em relação a sua personalidade. Foi um homem que aprendeu desde de cedo como controlar suas emoções e demonstrá-las no momento oportuno.
Faça sua reputação lhe preceder
Com suas conquistas Casanova adquiriu uma fama mítica, no entanto quem acha que a fama desedutor o atrapalhou está muito enganado, pelo contrario, essa reputação deixava as mulheres da época muito intrigadas a seu respeito. E como a curiosidade é um dos aspectos básico da sedução, Casanova se aproveitava e se aproveitava bem desse fato.
Em termos atuais ele utilizou os conceitos de pré-seleção e prova social, o primeiro diz que se uma mulher (no caso dele mulheres) já escolheu sexualmente um homem é porque ele deve ser alguém de alto valor, isso juntamente com os rumores que se criavam em torno da pessoa (Casanova) fez com que ele tivesse também um alto status social que é o segundo conceito. Tudo isso facilitou suas conquistas posteriores.
Supere todos obstáculos
Talvez um dos aspectos mais interessantes de Casanova diga respeito não a sua habilidade de seduzir, mas sim a de persistir. Durante o tempo em que se encontrou preso no Palácio Dulcal manteve em sua mente o objetivo de fugir da prisão, algo que se empenhou de todas com firme dedicação. Após quase dois anos consegue finalmente escapar, demonstrando que se um homem tem uma meta clara ele eventualmente acaba conseguindo sucesso.
Nunca negligencie o conhecimento
Em uma viagem a Paris Casanova mergulha no universo das bibliotecas e se torna um autodidata adquirindo diversos conhecimentos, aproveita muito do que os conceitos do Iluminismo tinham a oferecer nesta época. Com certeza o conhecimento adquirido o ajudou nas conquistas posteriores
Nenhum comentário:
Postar um comentário